Permacultura no Instituto Arara Encantada

O Instituto Arara Encantada tem visão ecológica, com olhar direcionado á preservação do meio ambiente e da floresta. A água é um elemento essencial à vida, ao cotidiano e é um recurso limitado e de valor econômico. O aumento da poluição dos mananciais e o crescimento populacional desordenado são alguns dos itens que contribuem para o efeito negativo do mau uso da água. O círculo de bananeira é usado para tratar as águas usadas da casa (pias, tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas. Ele também beneficia a produção de bananas em escala humana.

“Essa técnica originou-se da observação dos efeitos dos fortes ventos sobre a cultura dos cocos. Numa clareira os coqueiros caídos davam origem a círculos de coqueiros que nasciam, se desenvolviam e produziam melhor do que quando sós. O padrão natural observado foi que no centro do círculo se depositavam folhas, ramos, frutos, etc, que retinham a umidade e concentravam nutrientes, beneficiando a cultura dos coqueiros. Dessa observação, passou-se em seguida às experiências com outras culturas, como a da banana.
No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar a águas que saem das pias e chuveiros das residências com a grande capacidade de evaporar (tratar) dos círculos de bananeiras. E isso é uma das bases do design na permacultura, estabelecer relações positivas, sinérgicas entre os elementos de um sistema vivo.” (Itamar Vieira)

Txãda Shawã abriu um buraco com 1 metro de profundidade ligando a tubulação da pia do banheiro e ralo do chuveiro ao Círculo das Bananeiras. Os materiais utilizados para a montagem das camadas foram: madeira, galhos e capim e foi plantado em volta 10 mudas de bananeira.

AJUDE O PROJETO COMPRANDO NOSSOS PRODUTOS

Conheça nossa loja online da Ararinha Calçados

© 2021. Todos os direitos reservados. Design by LS Produções

Fique por dentro

Informe seu e-mail para receber novidades do Instituto Arara Encantada

© 2021. Todos os direitos reservados